Epilepsia tem relação com a menstruação?

Algumas mulheres com epilepsia podem piorar suas crises no período menstrual ou no período da ovulação.

Para ter certeza de que existe essa relação entre ciclo menstrual e epilepsia, precisamos documentar a piora das crises. Isso pode ser feito através do diário menstrual associado a um diário de crises.

Primeiro, é preciso anotar seu ciclo menstrual. Pode ser no bloco de notas no celular, mas a melhor opção é um aplicativo de calendário menstrual. Abaixo, algumas sugestões de app para vocês!

Epilepsia

No aplicativo, você anotará a data da sua última menstruação. Anote também no app quais dias do mês você teve crise.
Idealmente, observamos esse comportamento por alguns ciclos menstruais (+- 3 meses).

Uma vez que o neurologista percebe claramente essa relação entre crises e menstruação, ele pode traçar algumas opções:

⁃ Solicitar avaliação do ginecologista: sempre!
⁃ Sugerir minipílula ou  contraceptivo injetável trimestral: pílula de progesterona de uso contínuo
⁃ DIU medicado: Mirena ou Kyleena

Essas alternativas vão depender, além de vários aspectos pessoais e morais, da idade, vida sexual ativa, menstruação, planos para engravidar, acne, etc. e sempre serão discutidos em primeiro lugar com o ginecologista!

Se nenhuma dessas medidas anteriores puder ser feita, o neurologista poderá associar uma nova medicação somente no período menstrual ou aumentar a dose do seu anticonvulsivante somente no período menstrual. Dessa forma, você ficará mais protegida no período mais ‘crítico’ do ciclo.

Author picture

Neurologista com 10 anos de experiência, especialista em epilepsia e neurofisiologia clínica. Atua com EEG, monitorização cirúrgica e manejo de crises de difícil controle.

CRM-GO 20.079
RQE 12.785

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Compartilhe:

Crises epilépticas

Crises epilépticas prejudicam a memória?

Sim! Muitos anos de crises e muito tempo sem controle de crises podem causar efeitos ruins no cérebro. Por isso, é tão importante tratar e controlar as crises o quanto antes. Muitas vezes os pacientes com epilepsia me perguntam quando vamos iniciar o tratamento: mas se eu tomar esses remédios,

Leia mais »

Como eu posso ajudar no meu tratamento de epilepsia?

Algumas dicas para que você tenha um tratamento bem sucedido: 1. Nunca atrase ou esqueça medicações Em poucas doenças isso é tão necessário: NUNCA atrase suas medicações! Coloque o relógio para despertar e leve o remédio sempre com você (na bolsa ou no bolso). Essa conduta é fundamental para a eficácia

Leia mais »

Epilepsia tem relação com a menstruação?

Algumas mulheres com epilepsia podem piorar suas crises no período menstrual ou no período da ovulação. Para ter certeza de que existe essa relação entre ciclo menstrual e epilepsia, precisamos documentar a piora das crises. Isso pode ser feito através do diário menstrual associado a um diário de crises. Primeiro, é preciso

Leia mais »

Posts recentes: